terça-feira, 12 de julho de 2011

WORKSHOP - Máscara, tipo e corpo: do ritual ao larp


LARP ( live action roleplaying ) é uma linguagem artística participativa que vem sendo desenvolvida nos últimos 15 anos. Em um LARP, os participantes interagem interpretando papéis, em um universo ficcional. Ao contrário do teatro, não existe platéia, cada participante é ao mesmo tempo autor e receptor - criam e recebem ao mesmo tempo história, que se desenrola a partir de suas ações e pode tomar os rumos mais inesperados. De modo geral, não existe qualquer tipo de roteiro ou script. Para participar de um larp não é preciso ter formação de ator de nenhuma espécie - você não representa para uma platéia, os paradigmas são outros. Qualquer pessoa pode participar de um larp.

Em 2011, fomentado pelo programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo BOI VOADOR começa o Núcleo de Pesquisa em Live Action Roleplay que além de 6 LARPs experimentais, realizará 4 workshops/encontros com áreas de conhecimento artístico que tem muito a contribuir para o desenvolvimento desta linguagem.

Máscara, tipo e corpo: do ritual ao larp é o primeiro deles e promove o encontro do Teatro de Máscaras com o LARP. Um espaço para discutir as peculiaridades e características de ambas as linguagens a partir de experimentações e improvisações, usando meias-máscaras e máscaras expressivas. O encontro será um laboratório para experimentar o encontro dessas linguagens e será dividido em exposição teórica, exercícios de máscara com os participantes, improvisações com máscara e larp e debate final.

O ator e pesquisador do Teatro de Máscaras, Lion Santiago, conduzirá os exercícios e orientação sobre máscara a fim de despertar a sensibilidade e disponibilidade dos participantes em relação à máscara e ao jogo. Luiz Falcão, criador de larp e integrante dos grupos Boi Voador Larp e Confraria das Ideias conduzirá os debates e jogos sobre larp, discutindo as diferenças e peculiaridades da linguagem. Junto aos demais participantes, ambos conduzirão a busca pelas intersecções e contribuições que uma linguagem pode trazer à outra.

Local:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi (sala 39)
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-771
amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br

Data:
21 de julho 2011, quinta-feira

Horário:
14h às 18h

Confirme sua participação: boivoador.larp@gmail.com

Gratuito
Os participantes devem trazer roupas confortáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...