terça-feira, 6 de setembro de 2011

Exibição e Debate: Olhos Azuis

sobre o documentário “olhos azuis” com base na experiência do live action roleplaying
com foco nas estratégias de imersão, linguagem e construção narrativa



Em abril de 1968, em uma cidadezinha sem população negra nos Estados Unidos, uma professora do primário, Jane Elliot, aplicava em uma turma da terceira série o exercício que ficou conhecido como olhos azuis / olhos castanhos. Um exercício imersivo e altamente persuasivo para que os participantes pudessem vivenciar, por algumas horas, como seria estar na pele das minorias reprimidas nos Estados Unidos. A partir de então, Elliot precisou lidar ela mesma com o preconceito das pessoas, por sua ousadia, mas pôde desenvolver sua atividade ao longo dos anos, com diferentes públicos.

O LARP é uma linguagem autônoma, misto de jogo e arte, onde os participantes interagem interpretando papéis. Os exercícios de Jane Elliot se assemelham muito às estratégias de imersão investigadas nessa linguagem. Por isso, despertaram o interesse do grupo de larp BOI VOADOR, que coordena o Núcleo de Pesquisa em Live Action Roleplaying (LARP) que exibirá no dia 09 de setembro, o documentário "Olhos Azuis" e conduzirá um debate sobre as estratégias de imersão e condução de narrativa usados por Jane Elliot.

O debate terá ainda a presença de pesquisadores de diversas linguagens, do LARP às artes visuais, passando pelo teatro contemporâneo e a pedagogia.

exibição e debate
Olhos Azuis / Olhos Castanhos 

Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Av. Rangel Pestana, 2401
(próx. aos metrôs Brás e Bresser)
dia 9/9, sexta feira : 19h - 21h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário