segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Boi Voador em Sorocaba! - Fantasy Arts 2014


Em janeiro, o Boi Voador esteve em Sorocaba no Fantasy Arts, evento que contou com mesas de rpg, palestras, apresentações musicais, cosplayers e… larp!

Levamos para lá alguns dos larps e poemas de representação estudados, discutidos e aplicados pelo Boi Voador desde 2011. Além dos jogos internacionais como Boa Noite, Queridinhas, Três de mim e Neve, tivemos também produções nacionais recentes, como Café Amargo, Três Homens de Terno, Ouça no Volume Máximo e Retalhos.

Além de aplicarmos dezenas de jogos, tiramos dúvidas e apresentamos a linguagem para muitas pessoas durante o evento. O público pôde conhecer guias de aplicação, materiais de divulgação e também o livro LIVE!, de Luiz Falcão, publicado em 2013 pelo NpLarp.

Um momento importante do nosso trabalho foi a realização de Álcool, larp inédito de Luiz Prado, que foi aplicado três vezes durante o evento. Jogado por veteranos e novos participantes, o larp não só apresentou a linguagem para o público como também trouxe os resultados das mais recentes pesquisas realizadas dentro do NpLarp e do Boi Voador.

Para nós, a participação em eventos como o Fantasy Arts cumpre não só um papel importante na divulgação do larp, mas é também a oportunidade de conhecermos e estreitarmos laços com outros grupos que realizam trabalhos muito bacanas na promoção dos jogos de representação, como o Taberna Terra Rasgada, organizador do Fantasy Arts.

Abaixo, algumas fotos do evento:






As fotos são de Leonardo França

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ouça no Volume Máximo - Guia de Aplicação

Ouça no Volume Máximo é um larp de Luiz Prado concebido dentro das pesquisas e trabalhos realizados com o NpLarp e Boi Voador. Partindo da criação coletiva de personagens e situações dramáticas, propõe aos participantes a experiência de viver as expectativas e angústias de artistas buscando entender suas trajetórias e relações inter-pessoais.

O larp pode ser aplicado por qualquer pessoa e necessita de pouquíssima produção, sendo indicado tanto para veteranos em jogos de representação como para iniciantes.


Download do guia (em .pdf)

Download das cartas (em .pdf)

Download em formato livreto (em pdf - imprimir frente e verso, grampear e cortar)

[SINOPSE]
OUÇA NO VOLUME MÁXIMO FOI UMA DAS MAIORES BANDAS DA HISTÓRIA DA MÚSICA. VOCÊS VENDERAM MILHÕES DE ÁLBUNS, LOTARAM ESTÁDIOS AO REDOR DO MUNDO, TIVERAM SUA IMAGEM ESTAMPADA À EXAUSTÃO EM CAPAS DE REVISTAS E SE TORNARAM MILIONÁRIOS.

Mas tudo isso ficou para trás. Há 15 anos, alguma coisa aconteceu, a banda se separou e a vida de vocês nunca mais foi a mesma.

Agora, após tanto tempo vocês finalmente concordaram em conversar sobre o que aconteceu e ver se não chegou a hora de uma segunda chance.

Ouça no Volume Máximo é um jogo de representação para 3-7 pessoas sobre separações, mágoas, arrependimentos, frustrações, culpas, vaidades e nostalgia. Os participantes são integrantes de uma banda que se reúne 15 anos após o encerramento de suas atividades, num reencontro que trará à tona rancores reprimidos e alegrias distantes, mas também despertará expectativas, ressentimentos e a oportunidade de perdoar e tentar de novo.

Jogadores: 3-7 (não é necessário mediador)

Duração: 2 horas (30 minutos de preparação + 60 minutos de jogo + 30 minutos para debrief)

Disponível também em Inglês:Listen at Maximum Volume

Bastidores (comentários do autor):
- Por que Ouça no Volume Máximo?
- OnVM / Bastidores #1 – Refrões e Memórias
- OnVM / Bastidores #2 – Acordos
- OnVM / Bastidores #3 – O zumbi necessário
- OnVM / Bastidores #4 – Improvisando sobre a partitura
- OnVM / Bastidores #5 – 5 coisas que você não sabia sobre Ouça no Volume Máximo

larp bio:
(é provável que esse seja o larpscript brasileiro mais jogado do mundo! ...então acabamos não dando conta de continuar fazendo o larp bio dele... desculpem, mas valeu a tentativa, não?)

- aplicação por Jonny Garcia no drama club do George Brown College, Toronto - Canadá (04 fev 2015)
- 3/3 da temporada na Casa Amarela, São Paulo - SP (26 set 2014) [Fotos]
- 2/3 da temporada na Casa Amarela, São Paulo - SP (19 set 2014) [Fotos]
- 1/3 da temporada na Casa Amarela, São Paulo - SP (12 set 2014) [Fotos]
- durante o Encontro de Roleplayers de Lisboa - Lisboa, Portugal (14 jun 2014) [resenha de João Mariano]
- aplicação pela Taberna da Terra Rasgada em Itapetininga - SP (24 abr 2014) [resenha dos Taberneiros]
- aplicado por Flávio Schmidlin, no Subway Savassi - Belo Horizonte (9 mar 2014)
- 2 realizações simultâneas no bar A Gruta, São Paulo - SP (02 fev 2014) [Fotos]
- lançamento do Guia de Aplicação, São Paulo - SP (20 dez 2013) [resenha de Jakeline Santana] [resenha Tiago Braga] [Fotos]
- playtest no Laboratório de Jogos, Belo Horizonte - MG (abr 2013)
- playtest no nplarp em São Paulo - SP (abr 2013)
- playtest fechado em São Paulo - SP (abr 2013)

[listagens atualizadas dia 17 jan 2015]

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

[Fotos] Encontro com Wagner Luiz Schmit

Dia 16 de fevereiro, sábado, a Biblioteca Pública Monteiro Lobato abriu suas portas para o NpLarp/Boi Voador, para recebermos a visita do larper e pesquisador Wagner Luiz Schmit.

Wagner veio falar sobre suas experiências com o larp em Londrina, onde vive, sua viagem ao Knutepunkt 2009 - a maior conferência de larp do mundo, na Noruega - e também sobre sua pesquisa acadêmica sobre o uso do larp e rpg na educação. 

Entre os presentes no debate, estiveram representantes dos grupos Confraria das Ideias, Ópera das Vaidades, Narrativa da Imaginação (de Uberlândia), Larp de Vampiro de Maringá, além de jogadores de larp de longa data, artistas e pesquisadores. O encontro foi também o lançamento presencial do LIVE! Guia de Larp, eBook disponível gratuitamente no blog do NpLarp .

domingo, 10 de fevereiro de 2013

DEBATE - Wagner Luiz Schmit, 16/2

ENCONTRO COM O PESQUISADOR
WAGNER LUIZ SCHMIT
 



O Larper e Pesquisador Wagner Luiz Schmit vem a São Paulo falar sobre sua experiência com larps em Londrina, sobre sua viagem ao knutepunkt 2009, a mais importante conferência internacional sobre a linguagem, e sobre seu trabalho envolvendo jogos de interpretação, educação e psicologia.

local e horário a ser definidos
( início previsto: 15hs )

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

NpLARP e Boi Voador de volta em 2013


* toda a programação está sujeita a alterações. Datas e locais ainda não definidos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Clínica : Fotos 17 de dezembro


Agradecemos imensamente a todos que participaram conosco do LARP A Clínica : Projeto Memento, no sábado 17 de dezembro de 2011. Foi nosso último LARP dentro do programa VAI 2011 e podemos dizer que fechamos com chave de ouro.

O LARP A Clínica foi idealizado por mim em 2010, com o nome provisório de Sanatório. De lá para cá, sofreu diversas alterações até chegar no formato em que foi realizado, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, centro de São Paulo, em dezembro.

Abaixo, segue uma breve galeria de imagens:


Fizeram parte das mudanças que transformaram o Sanatório em A Clínica os parceiros no Boi Voador Erika Bundzius e Cauê Avelar e todas as conversas, lives e constatações durante o projeto Boi Voador-NpLArp que realizamos no segundo semestre de 2011! Em especial, o debate sobre o vídeo Olhos Azuis e as dinâmicas de Jane Eliot.

Novamente, agradecemos a todos!

E que venha 2012, ainda melhor!


--
PS: as fotos são de Mariana Waechter e Leonardo França